sexta-feira, 24 de agosto de 2007

PRONÚNCIA DE ÃO
How to pronounce "Joao"

ENTOAÇÃO E RITMO
Tanto a entoação como o ritmo são determinados pela pontuação.
O dicionário de linguística de J. Dubois apresenta as seguintes definições:
1. Entoação – Chamamos entoação as vibrações de altura do tom laríngeo que não comportam um fonema ou uma sílaba, mas uma sucessão mais longa (palavra, sucessão de palavras) formando a curva melódica da frase. São utilizadas, na fonação, para transmitir, para além da simples enunciação, informações complementares, de que um certo número, as mais simples, são reconhecidas pela gramática: a interrogação (frase interrogativa), a cólera, a alegria (frase exclamativa), etc. A entoação contém os elementos de informação afectivos, conotativos, estéticos, pelos quais os sentimentos e as emoções se unem à expressão das ideias.
A entoação interrogativa é marcada por uma subida de voz sobre a última sílaba. A entoação enunciativa é marcada por um tom descendente, que termina a frase. A curva descendente é mais forte ainda para uma frase imperativa. Na frase enunciativa, o tom descendente final combina-se na maioria das vezes com uma entoação interrogativa na primeira parte, no caso da frase compreender vários grupos de palavras. Em frases portuguesas como por ex. Ele vem? e ele vem opõem-se unicamente pela entoação (subida de tom na interrogação, descida de tom na enunciação). Estes dois tipos principais, que têm uma função distintiva podem variar até ao infinito, em função dos sentimentos a exprimir.
A entoação, considerada por certos linguistas estruturalistas como um facto marginal, não tem sido objecto senão de descrições fragmentárias. No entanto, experiências de síntese da linguagem mostraram que, fazendo variar, numa frase de síntese reconstituída, a amplitude dos afastamentos da linha do fundamental, por um relacionamento à linha inicial, podemos fazer passar uma frase de carácter ligeiramente interrogativo por gradações de simples questão, de dúvida, de surpresa, ou, pelo contrário, torná-la cada vez mais enunciativa até ao tom imperativo.
2. Ritmo – Na cadeia falada, chamamos ritmo o retorno regular de impressões auditivas análogas criadas por diversos elementos prosódicos. No alexandrino clássico francês, o ritmo é criado pela rima, ou seja, pela presença de uma 12ª. sílaba idêntica em dois ou mais versos, acompanhada de uma descida da voz e pela cesura, isto é a elevação da voz na sexta sílaba.
O ritmo de quantidade é fundado na oposição entre sílabas longas que são os pináculos do ritmo, e as sílabas breves. Este ritmo existe nas línguas indo-europeias antigas (sânscrito, grego, latim clássico, árabe antigo, etc.). Nas numerosas línguas, como as línguas românicas ou o árabe moderno, o ritmo da quantidade foi substituído por um ritmo acentual que consiste na oposição entre sílabas acentuadas e sílabas não acentuadas.

CKICK ON THE IMAGE TO ENLARGE IT
EXCEPCIONAL
Pronúncia de excepcional em Portugal

(a) little (a) few



ANSWERS



*************************************************
b) Os casos ligados à mentalidade das crianças:

A explosão precoce da família explica (se não o justifica) a indiferença das crianças para com os idosos; uma vez escapados rapidamente à tutela do pai de quem não havia mais nada a esperar, criaram muito cedo um lar sem qualquer tipo de laço a ligá-lo à geração precedente; pensam não dever nada aos progenitores de cujo convívio puderam abster-se muito depressa.
Correlativamente, os adultos rejeitam as suas responsabilidades para com a sociedade. Uma das reflexões que mais frequentemente ouvimos é a seguinte: «Uma boa parte dos impostos destina-se às leis sociais. Têm portanto obrigação de sustentar os velhos em meu lugar!»
Concluindo, a procura do conforto cultivada pela propaganda comercial é uma preocupação maior junto da qual o cuidado de se ocupar de um velho passa para segundo plano. Um casal não pode, simultaneamente, sustentar uma mãe idosa e comprar um canal de televisão ou pagar as mensalidades de um automóvel!

Conclusão

*****************************************************************


GOZAR (pronounciation)




TRANSCRIÇÃO FONÉTICA DE Decobrir e dezoito





- TRANSCRIÇÃO FONÉTICA DE DISPONÍVEL

ORAÇÃO DA MANHÃ
ORACIÓN DE LA MAÑANA.

Texto Español


Al principio del día, se dice:
Gracias te doy oh mi rey divino
Inmenso sea tu santo poder.
Infinitas gracias yo te doy
Por permitirme (un nuevo) amanecer.
A ti mi rey celestial,
el alma y la vida te ofrezco
Dame un espacio/lugar* en el Cielo
Si ves que yo lo merezco.
Cada paso que yo dé*
Ayúdame a corresponderlo/favorecerlo
Y si algún día desmayo
Ayúdame a levantarme
En adulación a la Virgen
Un Padrenuestro y un Avemaría.

Texto Portugués

Graças vos dou ó meu rei Divino.
Imenso seja o vosso santo poder.
Infinitas graças vos dou
Por me deixares amanhecer.
Vós ó meu rei celeste
Alma e vida vos ofereço
Dai-me um cantinho no céu
Se vires que o mereço.
Todos os passos que eu der
Ajudai-me a acompanhar
E se nalgum fraco cair
Ajudai-me a levantar.
Em louvor da honra da Virgem Maria,
Um Pai-Nosso e uma Ave-Maria.


- ondolado/ondulando
DICIONÁRIO DA ACADEMIA DAS CIÊNCIAS DE LISBOA


EXERCÍCIOS
QUANTOS ERROS TEM O TEXTO:Campeonato Nacional da Língua Portuguesa

O USO DO INFINITO PESSOAL
CLIQUE SOBRE A IMAGEM PARA A AUMENTAR - AUTOR: LYNDLEY CINTRA; CELSOCUNHA
CLIQUE SOBRE A IMAGEM PARA A AUMENTAR

*********
SITE:
http://irmandadewrfquestoesdeportuguesdoanel.blogspot.com/
*********

Sem comentários: